quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Irritações culinárias

Uma das coisas que mais me irritam neste mundo e nos outros todos (e se contar com os exoplanetas, olhem que são muitos mundos), é não ter sucesso quando estou a cozinhar. Muitas pessoas podem atestar a veracidade deste facto. Amigos ou familiares que tiveram a triste sorte de estar por perto quando as minhas tentativas de fazer desde uma simples tosta mista até um complexo bacalhau com natas fracassaram. Eu até sei cozinhar, a sério que sim. Mas quando me sai mal, chega-me a mostarda ao nariz (às vezes literalmente) e rebento. Atenção, garanto que todas as pessoas que já testemunharam o efeito saíram ilesas!

Recordo experiências frustradas em Lisboa, quando tentei fazer um bolo de iogurte que acabou por ficar completamente queimado por fora, e inteiramente cru por dentro. É uma façanha digna de nota! Ou então quando tentava fazer lasanha vegetariana e reparava que não tinha cozinhado recheio suficiente. Começava a respirar com dificuldade, nervos à flor da pele e a pensar: "Agora não há comida suficiente, não vai chegar!!!"E lá vinha a Carlota tentar acalmar-me com palavras tranquilos. "Sim, Joana, vai chegar, vais ver". Eventualmente nem ficava assim tão mau, mas a frustração e irritação já não me largavam.

Falando em Carlota, foi precisamente por isso que me voltei a irritar. Porque tentei imitar a Dona Joaquina e os seus inegualáveis dotes culinários. Claro que me saí mal...

Tentei fazer alho francês à bráz. Tentei, juro. Segui a receita recomendada no carla&carlota, à letra. Vejam só como me esforcei!





Nada a fazer. Naquele dia os astro não estavam do meu lado, e o resultado foi esta mistela verde:


E foi com uma cara frustrada, desolada, abatida e quase em lágrimas que me sentei à mesa, perguntando-me se devia comer aquilo. Esforço hercúleo, lá foi tudo pela goela abaixo. Jantar pode ser uma experiência tão irritante...

2 comentários:

Catarina disse...

Pois, quando se quer ser vegetariana cozinhar pode ser muito irritante... Já agora, há quanto tempo não comes um bife? (Atenção, aqui a palavra bife refere-se só e meramente aqueles que vêm em embalagens de supermercados!)

Sitara Yogini disse...

Mas tem bom aspecto!!! Melhor que a minha foto. Nao tava saboroso??
Jo'zinha, vais chegar a chef ainda. Tem que se ir aos poucos. Eu tbem aprendi assim=) hihi. ***
P.S: E continuo a gostar de bifes! (daqueles que nao sao do supermercado claro, lol).